Sete coisas que você deve considerar antes de abrir uma loja

Marketing e Vendas  /   / Por Pedro Antunes  /  Por
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Você pensou, planejou, resolveu empreender e decidiu que abrir uma loja é o que você quer. Mas quais são os próximos passos? Como tirar suas ideias do papel? Sem dúvida você quer que seu empreendimento seja um sucesso. Mas, para isso, é necessário considerar algumas coisas específicas do varejo, afiar seu conhecimento de negócios e apostar em segmentos com maior demanda.

Vamos dar uma mãozinha para que você encare essa empreitada da melhor maneira possível. Abaixo, apresentamos sete fatores que você precisa considerar antes de abrir uma loja para aumentar as chances do seu negócio dar certo:

Cabeça para negócios

Talvez você tenha alguma dificuldade para entender o mundo dos negócios e do varejo. Mas isso não significa que você não possa aprender e aprimorar seu conhecimento. É essencial que você entenda como o varejo funciona, onde você pode se destacar e qual segmento é o mais adequado para sua loja. Para isso, vale pesquisar em sites sobre o tema e fazer cursos online: quanto mais conhecimento, melhor.

Paixão pelo setor escolhido

Se você quer abrir uma loja de roupas, gostar de moda é um começo, mas não é suficiente. Ter paixão pelo que você faz é essencial, e no caso de uma loja, você precisa ir além do que acha bonito, ou do que é tendência. Existem várias lojas e muita oferta em shopping centers e lojas de departamento, por isso o ideal é encontrar uma forma de se destacar e se diferenciar para atrair seu público alvo.

Encontre seu nicho

Por falar em público alvo, tente definir bem quem você quer atingir. Se você optar por um nicho – moda plus-size, roupas de festa ou moda praia – as chances da sua loja ter sucesso são maiores. Grandes redes já dão conta de vários segmentos, mas sempre há espaço para novidades.

Torne-se uma especialista

Depois de escolher seu nicho, faça o possível para se tornar especialista nele. Quanto mais você souber sobre o segmento que escolheu, melhor. Faça cursos, participe de seminários e busque melhorar seu negócio constantemente.

Onde abrir sua loja

A localização do seu empreendimento é um fator crucial para aumentar as chances de ele dar certo. O bairro mais badalado da cidade pode ser uma opção, mas é possível que ele já esteja saturado de lojas. É importante escolher um local onde exista demanda para o seu negócio.

A equipe ideal

Já falamos aqui no Mulheres Seguras, mas vale ressaltar: sua loja precisa dos funcionários certos. Tente contratar pessoas que compartilhem da sua paixão, que tenham algo a acrescentar e que se empenhem tanto quanto você para que o negócio dê certo. Afinal, todo mundo sai ganhando se a loja estiver sempre cheia de clientes.

Proteja seu empreendimento

Você pode achar que contratar um seguro empresarial no começo do negócio não é importante. Mas, na verdade, esse é o momento ideal para isso. Um seguro vai garantir que seu investimento não vá por água a baixo, caso um incidente aconteça. A Liberty Seguros oferece vários produtos para o comércio, com coberturas exclusivas. Entre eles estão o Liberty Comércio e Serviços, o Liberty Papelarias e os novos Liberty Perfumarias e Liberty Farmácias. O ideal é procurar o seguro ideal para o seu tipo de loja, que atenda as necessidades específicas do seu empreendimento. O Liberty Farmácias, por exemplo, oferece cobertura de danos de mercadorias danificadas, e danos aos medicamentos em trânsito.

Abrir o próprio negócio é sempre arriscado, mas isso não significa que você deva abandonar o seu sonho. Com essas dicas e algumas medidas de precaução, você tem mais chances de ter a loja que sempre imaginou e assumir seu papel como empreendedora. O Mulheres Seguras está aqui para dar uma mãozinha. Boa sorte!

Para você se sentir mais segura:

Artigos: How to Start a Retail Business – Entrepreneur

8 Things You Need To Know About Starting A Fashion Business – The Huffington Post

8 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio – Exame

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