0 comments

Há três anos, a ONU criou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, para apoiar as mulheres que decidiram seguir o sonho de ter o negócio próprio e inspirar quem busca fazer o mesmo. Na celebração desta data que significa tanto para nós do Mulheres Seguras, ninguém melhor do que o incentivo dessas verdadeiras guerreiras para empoderar a sua jornada no empreendedorismo. Reunimos os conselhos mais valiosos de empreendedoras de sucesso do Brasil e do mundo – de entrevistadas em nossa plataforma a figuras que marcaram a história. Inspire-se com elas:

CONTINUAR LENDO

liberty_conselhos_mulheres_card1

Lella Sá dedica sua vida para inspirar pessoas a encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. E é isso que muita gente busca quando decide empreender. Apostar no que acredita e tem talento para realizar  é essencial para que o seu negócio seja mais do que apenas um trabalho, e fará mais diferença que imagina na hora de conquistar clientes e parceiros.

 

liberty_conselhos_mulheres_card2

Amar o que você faz é fundamental, mas não é tudo. Empreender também envolve muito planejamento, decisões, e gestão de finanças, pessoas e dezenas de outros detalhes. Por mais que tenha experiência, nem tudo vem naturalmente. É preciso muita organização para ter uma visão do todo e saber delegar o que não tem condições de  fazer sozinha. Muita gente aprende na prática, como a Viviane do Plano Feminino, mas começando com isso em mente, encarar a administração de uma empresa vai ser mais fácil.

 

liberty_conselhos_mulheres_card3

Esse é um conselho simples e que ouvimos sempre nas entrevistas que fazemos com empreendedoras. Errar faz parte do crescimento, mas por mais que entenda, às vezes, aplicar na prática é um pouco mais difícil. O segredo é não deixar o medo de se enganar travar os seus sonhos. Aqui nós demos algumas dicas para ter uma convivência mais pacífica com os erros. E, se perceber que está deixando de fazer algo para evitar erros, lembre-se do conselho da Sara Blakely, a americana mais jovem a se tornar bilionária por conta própria.

 

liberty_conselhos_mulheres_card4

Estée é uma lenda do empreendedorismo, e apesar de ter fundado sua empresa nos anos 40, essa citação continua caindo como uma luva nos dias de hoje. Sonhos e planos podem ser seu propulsor, mas empreender é, acima de tudo, colocar a mão na massa. Esse é o maior ensinamento que a nossa entrevistada do mês, Marcia Manfrin, teve em seus 28 anos empreendendo.

 

liberty_conselhos_mulheres_card5

Comandar um negócio sozinha é um caminho desafiante, mas ele não precisa – nem deve – ser solitário. Procure outras pessoas com seu perfil em grupos e eventos de empreendedorismo feminino. As mulheres ainda encontram mais barreiras na hora de empreender, mas quando estão unidas, superá-las fica mais fácil.

 

liberty_conselhos_mulheres_card6

Assim como você tem o poder de avançar o empreendedorismo feminino, estar à frente do seu próprio negócio dá a chance de mudar o cenário de outras mulheres no mercado de trabalho. Use a sua empresa como um exemplo oferecendo as oportunidades que gostaria que as mulheres tivessem no ambiente corporativo: equidade salarial, horários flexíveis para mães, representatividade em cargos de liderança. Maira Liguori acredita que, assim, somos capazes de mudar as coisas.

 

liberty_conselhos_mulheres_card7

A frase da empreendedora e autora pode servir para tudo na vida, mas só quem empreende sabe o quanto ela é valiosa. A verdade é que você pode ler e estudar o quanto quiser para se preparar para o momento de abrir o seu negócio, mas algumas coisas só vai aprender com a prática e com autoconhecimento.

Inspire-se com esses conselhos e quando bater aquela insegurança releia nossas dicas para lembrar que todas essas mulheres começaram de algum lugar. Agora é sua vez de fazer história.

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Como empreendedora, você sabe da importância de apresentações e mensagens divulgadas em redes...

No final de 2015, a ONU divulgou uma lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Metas...

Quais são as suas prioridades enquanto empreendedora? Não é fácil responder essa pergunta, certo?...

Leave a Reply