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Você deu o primeiro passo: abriu uma empresa. E agora? É provável que o próximo passo seja encontrar parceiros ou clientes e, para isso, você deve criar uma apresentação. Nessas horas, o famoso PowerPoint é o grande salvador. Mas quais informações destacar? Como prender a atenção do seu público? E como vender seu negócio ou produto da melhor maneira possível?

Preparamos algumas dicas que podem ajudar na hora de criar uma apresentação e tornar suas reuniões de negócio um sucesso. Confira:

Tente contar uma história

Dados e fatos sobre sua empresa são importantes. Mas para ganhar a atenção do seu público, o principal é contar a história do seu negócio ou produto. Apresente sua visão, suas ideias e dados importantes, pensando em início, meio e fim. Também esteja preparada para responder perguntas.

Escolha dados essenciais

Não polua seus slides com dados e gráficos em excesso. Escolha apenas as informações que você quer que seu futuro parceiro ou cliente lembre, e que convençam ele a fechar negócio. Algumas informações são: penetração no mercado, qualidade do seu serviço ou produto, e como você pode confirmar estes dados. Apresente resultados ou informações de pesquisas relacionadas ao setor em que você atua.

Estabeleça confiança

Parceiros e futuros clientes valorizam empresas nas quais possam confiar. É importante que, durante sua apresentação, fique clara sua paixão pela sua empresa ou produto. Se você demonstra que realmente se importa com seu negócio, a confiança que você tem no trabalho – e em si mesma – vai ficar mais clara. Faça com que seu público torça pelo seu sucesso e queira fazer parte dele.

Personalize seu conteúdo

Antes de cada apresentação, tente descobrir o máximo sobre as pessoas com quem você vai conversar. Assim, você pode selecionar dados e informações que tenham a ver com a empresa ou com os executivos que são seu alvo. Para investidores, priorize dados de mercado, plano de negócios e previsões da sua empresa. Já para clientes, tente ressaltar os produtos ou serviços e suas vantagens. Uma apresentação genérica pode trazer informações irrelevantes para seu público.

Saiba quando terminar

Se sua apresentação for muito longa, é provável que você perca a atenção do seu público antes de falar tudo o que gostaria. Tente ser concisa, apresente sua visão, suas ideias e, se a reunião tinha 1 hora de duração, deixe ao menos 15 minutos para responder perguntas e trocar ideias.

Mais imagens, menos texto

Não cometa o erro de apresentar slides cheios de texto, e muito menos leia os slides durante a apresentação. Os slides devem servir como um guia para que você apresente suas ideias com clareza. Dê prioridade para imagens e use poucas linhas de texto como guia. O PowerPoint não pode ser o foco da apresentação e, sim, um apoio.

Chegue com antecedência

Às vezes, os equipamentos tecnológicos nos pregam uma peça. Tenha o cuidado de chegar ao local da reunião com alguns minutos de antecedência. Verifique se os equipamentos estão funcionando, se sua apresentação abre corretamente e se a sala está de acordo com o que você precisa.

Softwares para apresentações

Depois de reunir todas as informações e pensar na sua apresentação, chega a hora de criar os famosos slides. Mas que tal fugir do PowerPoint de sempre e usar novas ferramentas para isso? É fácil encontrar diversas opções online, como Prezi, Visme, Emaze e Projeqt. Esses softwares oferecem diversos modelos de apresentações, e um deles pode ser perfeito para o que você precisa.

Com essas dicas, fica mais fácil organizar suas apresentações. Lembre-se de que o principal é vender sua visão de negócio e mostrar que vale investir nas suas ideias. Agora, mãos à obra e boa sorte!

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