0 comments

Vivemos em um mundo em que a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino são, felizmente, assuntos que recebem cada vez mais atenção. Atrizes de Hollywood protestam nas ruas e até no tapete vermelho, e celebridades perdem o emprego por histórico de assédio. É só ler uma manchete dessas para voltar a ter fé na humanidade, não é?  

Mas o caminho para uma sociedade realmente igualitária ainda é longo e começa perto de casa: na sua empresa, por exemplo. Ser uma chefe mulher é um grande desafio, mas também uma oportunidade incrível para fazer sua parte para mudar essa realidade. Você já pensou no que está fazendo para empoderar as mulheres que trabalham com você?

Analise se tem esses hábitos empoderadores. E, se não tiver, coloque-os em prática a partir de agora!

CONTINUAR LENDO

  1. Você prioriza a diversidade nas suas contratações

De nada adianta uma empresa afirmar que apoia a igualdade de gêneros se essa igualdade não estiver refletida no quadro de funcionários, não é? Se isso acontece na sua equipe, reflita o que você pode fazer para reverter essa situação.

  1. Você reconhece atitudes empoderadas

Girls HBO - Empoderamento

Divulgação: Girls on HBO

Como mostramos aqui no Mulheres Seguras, mulheres têm muito mais dificuldade de se imporem no ambiente de trabalho, com medo que ambição ou confiança sejam vistos de forma negativa – uma ideia errada que fomos criando ao longo do tempo, e que impede muitas profissionais de crescerem. Quando uma mulher que trabalha com você tomar uma atitude que exige confiança, como pedir um aumento, ou defender um assunto delicado com um cliente, reconheça essa segurança.

  1. Você ajuda mulheres a vencerem barreiras

Libby VanderPloeg

Fonte: http://www.libbyvanderploeg.com/

Assim como o medo de parecer ambiciosa demais, há outras construções sociais que levam a mulher a se autossabotar e perder oportunidades. Observe se suas colegas estão fazendo isso e ajude-as a vencerem essas barreiras. Isso pode se manifestar de forma simples, como uma profissional que desiste de dar sua opinião em uma reunião depois de ser interrompida por homem.

  1.  Você defende a igualdade salarial – na teoria e na prática

É claro que você defende que o gênero não deveria ser um fator considerado na hora de definir o salário. Mas isso está acontecendo na prática na sua empresa?

  1. Você não aceita nenhum tipo de assédio corporativo

O assédio acontece em vários graus diferentes, e, por isso, infelizmente, acaba sendo acobertado ou passando despercebido em grandes corporações. Mas, como uma chefe feminista, você tem a chance de mudar isso na sua equipe e na sua empresa. O assédio pode começar a se manifestar nas pequenas coisas, como em comentários machistas e conversas de corredor. Fique atenta até mesmo aos sinais pequenos, e se mostre aberta para ouvir e ajudar suas colegas.

  1. Você tem um discurso inclusivo e igualitário

giphy-downsized-large

Fonte: http://laurasalaberry.com/

Ter uma chefe que entra nas discussões sobre igualdade e feminismo é algo muito empoderador. E faz com que as mulheres se sintam mais à vontade para trazer à tona problemas relacionados com isso.

  1. Você é feminista nas suas referências e exemplos

Preste atenção nos exemplos que você dá, do TED Talk que compartilha ao livro que recomenda. Mostrar que você tem como referência outras mulheres pode ser uma grande inspiração.

A igualdade de gêneros é uma luta de todas as mulheres. Traga ela para dentro da sua empresa também!

source (1)

Fonte: buzzfeedladylike

Para você se sentir mais segura:

Estudo: Compromisso Inegociável – Think Eva

Artigos: Quebrando as barreiras de gênero: estamos a caminho da igualdade? – Mulheres Seguras

12 Signs You Have A Feminist Boss, Because Wanting To Hear Your Recommendations Is Definitely A Good Thing – Bustle

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Pode ser que a ideia de não ter mais um chefe tenha sido uma grande motivação para você empreender....

Você começou a empreender sozinha. Logo precisou contratar outras pessoas para ajudá-la em todas as...

Com o crescimento de um negócio, vem a necessidade de aumentar a equipe. Encontrar as pessoas...

Leave a Reply