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Os brasileiros navegam 650 horas por mês nas redes sociais. Só no Facebook, são 58 milhões de visitantes únicos no Brasil todo mês, o que significa 78% do uso da internet, de acordo com os dados de 2015 da consultoria ComScore.

Nesse cenário, seu negócio precisa ter uma presença interessante nas redes sociais mais usadas no Brasil, como o Facebook e Instagram. Negligenciar esse aspecto do seu negócio é o equivalente a ir a uma festa chique, em que todo mundo vai, só que de pantufa e pijama: o máximo de atenção que você vai chamar é negativa. Contratar uma agência ou consultor para cuidar dos seus canais custa um dinheiro que talvez você não tenha. Mas existem muitas opções online gratuitas para você se virar por conta própria, fazendo um trabalho bem feito e sem perder tempo.

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1° passo: Procure inspiração

Se você não tem ideia de por onde começar, dê uma olhada nas páginas do Facebook que você curte e selecione as fotos e imagens mais bonitas para servirem de referência mais tarde. Outra opção é visitar sites e blogs de design, um destino comum para leigos e profissionais que precisam de novas ideias. Alguns exemplos:

Des1gnon, cheio de inspirações do mundo do design.

Dribbble, bom para ver identidades de marcas.

Loviv, com inspirações visuais dos mais diversos projetos: embalagens, impressos, sites e infográficos.

2° passo: Escolha as imagens

Essa é uma parte importante. Posts que incluem fotografias geram 83% a mais de engajamento (número total de Curtidas, Comentários e Compartilhamentos no Facebook). Para facilitar sua vida, quando estiver procurando uma foto específica em bancos de imagens, já salve outras que podem ser úteis para postagens futuras.

É bom lembrar que para usar uma imagem da internet, é preciso ter o direito de uso. Você pode conseguir isso comprando fotos ou procurando em sites que tenham conteúdo de domínio público. Existem diversas opções para esse segundo caso, dê uma olhada em alguns dos nossos sites favoritos, a maioria em inglês:

Picjumbo, fotos gratuitas com foco em negócios.

Jé Shoots, fotos gratuitas e descoladas de lifestyle.

Designers Pic, fotos gratuitas, simples e bonitas

Outra licença que você pode usar é a creative commons, mas é preciso ter cuidado com as especificações. Algumas imagens, por exemplo, não podem ser usadas para fins comerciais. O site Raumrot, concentra fotos creative commons do Flickr para uso comercial e pessoal, sendo que a maioria exige apenas que o fotógrafo seja mencionado.

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3° passo: Escolha as cores

Se além de fotos você vai usar texto ou bordas e formas, é bom pensar direitinho na combinação de cores. Existem algumas ferramentas para ajudar você, como o Colourlovers, onde é possível criar ou se inspirar em esquemas de cores e padronagens e o Coleure, que é ótimo para testar como as cores ficam juntas.

4° passo: editores de imagem online

Depois de pensar no texto, nas fotos, e nas cores, é hora de montar tudo. Antes de começar, lembre-se das referências que você separou, e que menos é mais: o excesso de fotos, textos, fontes e desenhos pode deixar o layout poluído. Escolhemos três ferramentas online gratuitas para editar imagens que devem dar conta do que você precisa.

A primeira é o Pixrl. Ele dá muitas opções para editar a imagem que você escolheu. Suas ferramentas são muito semelhantes ao Photoshop, o que significa que você vai poder mexer na cor, tamanho, foco e nos detalhes da foto.

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Já o Canva é focado em redes sociais. Nesse site é possível criar cards e fotos de fundo para o Facebook, imagens para o Instagram, tudo com o tamanho certinho. Tem muitas opções de layouts, com texto e imagem ou só texto mesmo, mas alguns são pagos.

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E o último, é o prático Fotor. Nele você faz colagens rapidinho, arrastando uma foto aqui e ali, aplicando um efeito lá. Como resultado artes em diferentes formas, cores e fontes de texto. O legal, para sua página, é escolher um padrão e usar sempre o mesmo, para criar uma identidade.

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Dica extra: Nesse link, você pode redimensionar as imagens com os tamanhos padrões das redes sociais. Por exemplo: redimensionar uma imagem para o tamanho de foto de perfil do Facebook ou a foto de fundo do Linkedin.

Para você ficar mais segura: Contar com a ajuda de profissionais de design e propaganda é sempre muito importante, especialmente no processo inicial de criação e implementação do conceito criativo das redes sociais da sua empresa. Olhe à sua volta: alguém que você conhece trabalha com isso e pode dar uma mão?

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