0 comments

Durante sua carreira, é bem provável que você tenha tido vários tipos de chefe. Há aqueles mais simpáticos, mas firmes, que conseguem comandar uma equipe com postura de liderança. E há aqueles menos simpáticos, que comandam através do medo, e não do respeito. Quando você decidiu se tornar uma empreendedora, deve ter pensado em que tipo que chefe você gostaria de ser. Mas mais do que uma boa chefe, você precisa ser uma boa líder.
Ser a pessoa que dita as regras, toma decisões e que precisa ser um exemplo para os funcionários, pode ser um grande desafio e até um pouco assustador. Mas não precisa se desesperar: você não precisa ser uma líder nata para se dar bem como chefe. Liderança é algo que se desenvolve. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar você a exercitar suas habilidades de liderança:

Não tenha medo de errar
Como dona de uma empresa, a pressão provavelmente faz parte do seu dia a dia. Ainda que você seja responsável pelo seu negócio, é preciso aceitar que você também pode cometer erros. Para que seu empreendimento tenha sucesso, às vezes será necessário encarar alguns riscos e ter consciência de que nem tudo dá certo. A saída é estar sempre preparada e tomar uma atitude isso acontecer. Este texto do Mulheres Seguras pode inspirar você nesse sentido.

Pratique a empatia
Para ser uma boa líder, você precisa conhecer bem sua equipe. Trabalhar com pessoas não é fácil, mas se você tiver empatia, souber se colocar no lugar do outro, o processo todo se torna mais fácil. Todo mundo tem problemas e dificuldades, e é essencial levar isso em conta na rotina profissional.

Faça o que você fala
Quando você decidiu abrir sua empresa, deve ter pensado nos valores e na missão da empresa. Como líder, é essencial que você transmita esses valores não só no seu discurso, mas também em suas ações. Afinal, falar uma coisa e fazer outra vai fazer com que sua equipe não confie na sua liderança.

Compartilhe informações
Uma ótima maneira de manter seus funcionários engajados e fazer com que eles também acreditem no seu negócio é compartilhando informações. Você não precisa dar todos os detalhes, mas é importante que eles saibam o que está acontecendo na empresa. Se está passando por um momento difícil, ou um de muito sucesso, seus funcionários merecem saber. Isso é uma maneira de mostrar que o trabalho de todos é fundamental para que o negócio dê certo.

Aprender sempre
Você é dona de uma empresa, chefe e líder. Isso não significa que você possa parar de aprender. Ficar parada no tempo não faz bem para você, nem para sua empresa. Procure sempre se informar, estudar e melhorar seus conhecimentos sobre negócios, gestão de pessoas, economia e tudo que possa ajudar no seu trabalho.

Preveja o futuro
A gente sabe que prever o futuro, de fato, é impossível. Mas se você fizer projeções e ajustar expectativas para seu negócio, fica mais fácil guiar sua equipe. Defina metas, fique atenta aos sinais do mercado, e considere riscos. Assim você fica preparada para o que o futuro do seu setor pode trazer.

Essas são apenas algumas maneiras de aprimorar sua habilidade enquanto líder. Existem diversas outras formas, e você pode pesquisar e melhorar cada vez mais. Com uma boa líder, as chances de sua empresa ser um sucesso são muito maiores.
Para você se sentir mais segura:

Artigos: 13 atitudes que diferenciam bons líderes de chefes – Exame

Why Leadership Development Isn’t Developing Leaders – Harvard Business Review

We’re All Capable of Being an Abusive Boss – Harvard Business Review

Comentários

Posts Relacionados

Quem já empreendeu sabe bem que abrir um negócio não é fácil, e requer muita dedicação e trabalho....

Quais são as suas prioridades enquanto empreendedora? Não é fácil responder essa pergunta, certo?...

Você passa o dia inteiro com a sensação de que não tem tempo para fazer tudo o que precisa? Quando...

Leave a Reply