0 comments

Chegou aquele momento de renovar sua empresa ou ampliar o seu ambiente de trabalho. Qual o próximo passo? Reformas podem, às vezes, trazer dores de cabeça. Mas há uma maneira de evitar incômodos e gastos desnecessários: planejamento. Antes de contratar um arquiteto ou engenheiro, orçamentos, prazos e entregas precisam ser bem definidos.

Converse com especialistas, procure mais de uma opinião e fale com profissionais diferentes, assim fica mais fácil decidir e você corre menos risco de ter problemas. Para que tudo corra dentro do planejado, confira nossas dicas:

Conheça o imóvel

Um ponto importante, logo no começo, é saber detalhes do imóvel que você pretende reformar. Cuidados com instalações hidráulicas e elétricas são essenciais, e os profissionais que vão trabalhar na obra precisam dessas informações para que nada dê errado.

Não economize na pesquisa

Aquele ditado que diz que o barato sai caro faz muito sentido quando o assunto é reforma. Dedique um tempo para pesquisar, falar com especialistas e tirar suas dúvidas sobre orçamentos e prazos. Nem sempre a opção mais barata vale mais a pena, e o mesmo vale para quem cobra mais caro. O importante é que você confie no profissional escolhido e que tenha metas e prazos definidos.

Atenção no cronograma

Imprevistos e atrasos acontecem e, às vezes, é inevitável. Ainda assim, um cronograma acertado entre você e o profissional responsável pela obra é essencial. Uma maneira de garantir que o cronograma seja cumprido é pagar os profissionais semanalmente, de acordo com o avanço da obra.

Pense na acessibilidade

Se sua empresa ainda não tem rampas de acesso, ou banheiros adaptados para pessoas com deficiência, essa é a hora de mudar isso. É imprescindível que todos os seus colaboradores, clientes e funcionários possam se locomover pela sua empresa sem obstáculos e com facilidade.

Seja clara com seus clientes

Reformas podem demorar e seus clientes precisam saber disso. Não divulgue um prazo que não seja viável e, em caso de atrasos, comunique seus clientes e pense em maneiras de compensar o tempo perdido. Além disso, mantenha seus funcionários informados sobre o andamento da obra, os dias em que não poderão trabalhar e mantenha-se disponível para dúvidas.

Faça uma reserva

Em caso de atraso, é provável que o gasto com a obra também aumente. Certifique-se de ter uma reserva para despesas imprevistas. Assim você não corre o risco de ficar sem dinheiro, e garante a finalização da reforma.

Contrate um seguro

Seguradoras como a Liberty Seguros oferecem produtos como o Liberty Engenharia Reformas e o Liberty Engenharia Construção, que podem ajudar você a passar por esse período sem prejuízos. O primeiro é ideal para pequenas reformas, protegendo a obra de pequenos acidentes e garantindo indenização em casos de incêndio, danos em equipamentos de pequeno e médio portes, e danos em áreas que não fazem parte da obra.

Já o segundo oferece coberturas como danos aos materiais da obra, danos materiais e corporais causados a terceiros por trabalhos na obra e acidente no canteiro de obras que cause morte ou invalidez permanente do funcionário.

Com esses cuidados, fica mais fácil ter sua empresa renovada do jeito que você quer. E lembre-se que um bom planejamento é a melhor maneira de fazer uma reforma sem dores de cabeça ou noites em claro.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos:

8 Dicas para Reformar um Ponto Comercial – Pequenas Empresas & Grandes Negócios

7 dicas para planejar uma reforma sem estourar o orçamento – Exame

Remodeling Your Store: When And How – QuickBooks

Comentários

Posts Relacionados

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Estabelecer e seguir metas é parte essencial do empreendedorismo. Elas nos ajudam a planejar o...

Quem decide abrir loja física precisa se preocupar e investir na segurança do local. E quem resolve...

Leave a Reply