0 comments

Quando você decidiu abrir seu próprio negócio, provavelmente foi logo imaginando como seria seu escritório. Pensou na localização, nos equipamentos, móveis e decoração. Mas a realidade é um pouco diferente e, muitas vezes, é preciso trabalhar de casa até que a empresa comece a dar o retorno que você espera. Há também empreendedoras que optam por trabalhar em casa, por vários motivos, como evitar o trânsito, ter uma rotina mais tranquila, ou ficar mais perto dos filhos.

Isso não significa que você não precise de um espaço especial para se dedicar ao trabalho. A prática do home office é cada vez mais comum, mas ao contrário do que muita gente pensa, trabalhar na cama, de pijama, não é o ideal. Por isso, vamos dar algumas dicas de como criar o escritório perfeito dentro de casa.

Para que as distrações externas não atrapalhem sua produtividade, algumas medidas devem ser tomadas. Além disso, móveis, equipamentos e iluminação adequada também são fatores que devem ser considerados na hora de montar seu escritório em casa. Com as nossas dicas para um home office mais saudável e produtivo, você não vai mais nem querer trabalhar fora de casa:

Gadgets apropriados

Provavelmente você já tem um computador. Mas será que ele tem a capacidade necessária para o seu trabalho? Teclados, mouses e impressoras de qualidade também podem ser importantes para que você dê conta de todas as tarefas da sua empresa. Mas também não precisa sair comprando aquela máquina de cópias super cara e que você vai acabar não usando. Pense bem antes de investir em equipamentos desnecessários.

Deixe a luz entrar

A iluminação do seu home office é bastante importante e pode ajudar no rendimento do seu trabalho. Se a sala escolhida para o escritório tem janelas, dê preferência para a luz natural. Caso contrário, uma combinação de luz ambiente e de tarefa, com luminárias especiais para leitura e outras atividades de trabalho, é o ideal. Opções com dimmer permitem que você controle a intensidade da luz para dias nublados ou quando o expediente vai até mais tarde. Assim não gasta tanta energia e a conta de luz vem mais barata.

Não perturbe!

Optar por equipamentos e iluminação apropriados é importante. Mas não adianta ter tudo bonitinho se distrações, barulho e interrupções atrapalharem seu ritmo de trabalho. Deixe o horário de expediente claro para sua família, ou para quem mora com você. As pessoas podem pensar que por estar em casa, você não está realmente trabalhando, mas sabemos que não é o caso.

A roupa faz a diferença

A gente entende a tentação de trabalhar em casa de pijama, ou de roupão. Mas trocar de roupa ajuda você a entrar no clima de trabalho e a separar sua vida pessoal da profissional. É claro que isso não significa que você precise usar suas melhores peças, ou perder muito tempo com cabelo e maquiagem. Colocar outra roupa faz a preguiça ir embora, permitindo que você foque nas tarefas do dia.

Organize seu espaço

Tente manter os assuntos de trabalho no escritório, e os assuntos de casa fora dele. Certifique-se de ter os móveis ou materiais necessários para armazenar contratos, contas e outros papéis da sua empresa. A regra é a mesma para um escritório dentro ou fora de casa: deixar tudo em cima da mesa só vai causar confusão e mais trabalho.

Cuidando da saúde

Quando for trabalhar, não pense que aquela cadeira da cozinha ou uma poltrona da sala serão suficientes. Cadeiras ergonômicas previnem que você tenha dores nas costas ou no pescoço. Afinal, você vai passar muito tempo sentada, na frente do computador. Manter a postura e fazer intervalos para caminhar e alongar o corpo são maneiras de evitar dores.

Também vale lembrar de cuidar da sua alimentação. Trabalhar em casa não significa quevocê possa ignorar refeições, ou abusar dos lanchinhos. O ideal é sempre manter um equilíbrio para que sua produtividade e sua saúde não sejam afetadas. Além disso, itens como almofadas para mouse e teclado ajudam a descansar os braços e o pulso e evitam tendinite ou outras dores.

Não abra mão da segurança

Ainda que o home office seja mais barato do que alugar e montar um escritório, você precisa proteger esse investimento, certo? Pensando nisso, a Liberty Seguros criou o Liberty Home Office. O novo produto é um seguro especial para quem trabalha em casa, e oferece cobertura contra roubos, assistência para computadores, conserto de equipamentos como ar-condicionado, entre outras. O seguro pode ser contratado por pessoas de diversas áreas: arquitetos, engenheiros, advogados, contadores, consultores e corretores.

Você vai passar muitas horas por dia no seu home office, por isso vale a pena investir nele, não é? O mais importante é que você consiga encontrar um equilíbrio entre o conforto e as demandas de abrir seu próprio negócio. Quanto mais agradável seu cantinho de trabalho for, mais prazerosa será a sua experiência trabalhando em casa.

 

Para você se sentir mais segura:

Artigos: Dez dicas para montar um home office – UOL

How to Design the Ideal Home Office – Entrepreneur

10 Quick Tips To Create A Home Office You’ll Actually Want To Work In – Fast Company

Comentários

Posts Relacionados

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Quem decide abrir loja física precisa se preocupar e investir na segurança do local. E quem resolve...

Chegou aquele momento de renovar sua empresa ou ampliar o seu ambiente de trabalho. Qual o próximo...

Leave a Reply