0 comments

O trabalho ocupa uma grande parte da nossa vida. E isso com certeza já deve ter passado pela sua cabeça. Mas você já conseguiu descobrir um jeito prático de melhorar a relação entre o que você faz e os seus valores pessoais? Ou, então, como usar o tempo que dedica ao trabalho para contribuir para um mundo melhor?

De acordo com a facilitadora e coach Lella Sá, a resposta para essas duas questões é uma só: o trabalho com significado. E para ajudar as pessoas a empreenderem em suas próprias vidas, ela criou uma metodologia chamada Bússola Interna.

“Uso ferramentas como programação neurolinguística e pensamento sistêmico para levantar perguntas e ajudar as pessoas a chegarem às suas próprias respostas e se desenvolverem”, explica.

Filha de mãe tailandesa com pai brasileiro, Lella já morou em cinco países. Formou-se em comunicação e trabalhou com eventos culturais e consultoria. Desde 2011, ela é sua própria empresa e oferece coaching individual ou em grupo, ajudando as pessoas em uma busca que já foi a dela: ter um trabalho com significado. Com o objetivo de encontrar o seu caminho, criou a bússola, que hoje é a base de todo trabalho de monitoria profissional que faz.

Para entender um pouco mais sobre isso, fui conversar com a Lella e aprendi muitas coisas que podem ajudar você a repensar sua vida.

MS: Porque você acha que as pessoas estão procurando tanto mudar a vida profissional?

Lella: Aconteceu uma mudança cultural. Hoje a pessoas são mais livres para dizer o que não gostam, têm mais individualidade e poder de escolha. Um exemplo disso é o casamento: antigamente, não existia a possibilidade do divórcio, porém agora podemos decidir se queremos continuar casados ou não. Outra questão que vejo é a falta de sentido nos empregos. “A empresa me vê como uma máquina”, “eu não acho que estou trabalhando por algo que importa”, “não estou ajudando o mundo a evoluir”, são pensamentos comuns que estão desestimulando muitas pessoas. A falta de flexibilidade e tempo para a vida pessoal também contam muito.

2015 Texto criado por mim - lella Sá

MS: E qual é a saída para essa insatisfação?

Lella: É preciso olhar o trabalho de um jeito mais integrado com a vida pessoal. Trabalho e vida são uma coisa só, o ser humano é quem divide. As pessoas devem se entender como uma coisa inteira e que podem fazer muitas coisas, como, por exemplo, ser mãe e reconhecida no trabalho também. Acredito que ao fortalecer o indivíduo – não no sentido de se individualizar, mas pensar em como eu, com as minhas características, posso ajudar os outros e o mundo onde vivemos possibilita que criemos uma rede mais fluída entre as pessoas, e nos fortaleçamos ao invés de fortalecer as corporações.

MS: O que exatamente é um trabalho com significado?

Lella: É aplicar seus talentos e paixões para sanar problemas do mundo. E, às vezes, esses problemas estão mais próximos do que você imagina. Sua necessidade, por exemplo, pode ser a mesma de muita gente, e quando você cria uma solução, um serviço ou um produto para sanar essa necessidade, tudo fica muito mais genuíno. Por isso eu digo que primeiro a pessoa tem que se reconhecer como indivíduo para entender que pode ajudar os outros.

Atitudes+e+Habilidades+a+Desenvolver+-+Lella+Sá

Lella Sá trabalha com três formatos, a travessia, o radar e meu mapa, com os quais desafia quem participa a encontrar um trabalho com significado. Além disso, ela promove workshops para quem quer se aprofundar na Bússola Interna. Dos três formatos, o Radar é o que gera um resultado mais concreto, que é a criação de um site profissional, onde o domínio é o nome da pessoa. “Não queremos delimitar os projetos da pessoa, e sim expressar seu propósito e missão a partir do qual será visto”, explica Lella.

E que tal fazer um roteiro básico para encontrar o seu trabalho com significado? Lella, explica o passo a passo essencial:

invetigue-se-011 – Investigue-se

Mapeie o que tem sentido para você e também do que não abre mão. Descubra o que você faz bem e use isso ao seu favor. Quem empreende precisa saber o seu diferencial, e isso só se descobre pelo autoconhecimento. Um trabalho com significado demanda que você use seus talentos, paixões e habilidades.

 

onde quer chegar-012 – Entenda onde você quer chegar

Faça uma projeção de futuro: o que quer ter, ser e fazer é o que direciona você para onde quer ir.

 

 

3 – Planeje seus próximos passosplaneje os passos-01

Mas não se perca no planejamento da jornada. Não adianta programar todos os seus passos para os próximos cinco anos se o mundo vai trazendo outras possibilidades. Sempre existe a chance de acontecerem coisas diferentes do que você planejou (como a história da Anne, que contamos aqui). É preciso entender aonde você quer chegar e o que pode fazer hoje para isso acontecer: é a essência do futuro no presente.

 

Comentários

Posts Relacionados

Após dez anos de uma carreira sólida como executiva de marketing, Tânia Macriani decidiu dar um...

Depois de anos trabalhando como executiva de marketing em grandes empresas, Viviane Duarte estava...

Fotos: Melissa Guaraná O sorriso de Ariana não é por acaso. Afinal, a Flores La Belle não desperta...

Leave a Reply