0 comments

O trabalho ocupa uma grande parte da nossa vida. E isso com certeza já deve ter passado pela sua cabeça. Mas você já conseguiu descobrir um jeito prático de melhorar a relação entre o que você faz e os seus valores pessoais? Ou, então, como usar o tempo que dedica ao trabalho para contribuir para um mundo melhor?

De acordo com a facilitadora e coach Lella Sá, a resposta para essas duas questões é uma só: o trabalho com significado. E para ajudar as pessoas a empreenderem em suas próprias vidas, ela criou uma metodologia chamada Bússola Interna.

“Uso ferramentas como programação neurolinguística e pensamento sistêmico para levantar perguntas e ajudar as pessoas a chegarem às suas próprias respostas e se desenvolverem”, explica.

Filha de mãe tailandesa com pai brasileiro, Lella já morou em cinco países. Formou-se em comunicação e trabalhou com eventos culturais e consultoria. Desde 2011, ela é sua própria empresa e oferece coaching individual ou em grupo, ajudando as pessoas em uma busca que já foi a dela: ter um trabalho com significado. Com o objetivo de encontrar o seu caminho, criou a bússola, que hoje é a base de todo trabalho de monitoria profissional que faz.

Para entender um pouco mais sobre isso, fui conversar com a Lella e aprendi muitas coisas que podem ajudar você a repensar sua vida.

MS: Porque você acha que as pessoas estão procurando tanto mudar a vida profissional?

Lella: Aconteceu uma mudança cultural. Hoje a pessoas são mais livres para dizer o que não gostam, têm mais individualidade e poder de escolha. Um exemplo disso é o casamento: antigamente, não existia a possibilidade do divórcio, porém agora podemos decidir se queremos continuar casados ou não. Outra questão que vejo é a falta de sentido nos empregos. “A empresa me vê como uma máquina”, “eu não acho que estou trabalhando por algo que importa”, “não estou ajudando o mundo a evoluir”, são pensamentos comuns que estão desestimulando muitas pessoas. A falta de flexibilidade e tempo para a vida pessoal também contam muito.

2015 Texto criado por mim - lella Sá

MS: E qual é a saída para essa insatisfação?

Lella: É preciso olhar o trabalho de um jeito mais integrado com a vida pessoal. Trabalho e vida são uma coisa só, o ser humano é quem divide. As pessoas devem se entender como uma coisa inteira e que podem fazer muitas coisas, como, por exemplo, ser mãe e reconhecida no trabalho também. Acredito que ao fortalecer o indivíduo – não no sentido de se individualizar, mas pensar em como eu, com as minhas características, posso ajudar os outros e o mundo onde vivemos possibilita que criemos uma rede mais fluída entre as pessoas, e nos fortaleçamos ao invés de fortalecer as corporações.

MS: O que exatamente é um trabalho com significado?

Lella: É aplicar seus talentos e paixões para sanar problemas do mundo. E, às vezes, esses problemas estão mais próximos do que você imagina. Sua necessidade, por exemplo, pode ser a mesma de muita gente, e quando você cria uma solução, um serviço ou um produto para sanar essa necessidade, tudo fica muito mais genuíno. Por isso eu digo que primeiro a pessoa tem que se reconhecer como indivíduo para entender que pode ajudar os outros.

Atitudes+e+Habilidades+a+Desenvolver+-+Lella+Sá

Lella Sá trabalha com três formatos, a travessia, o radar e meu mapa, com os quais desafia quem participa a encontrar um trabalho com significado. Além disso, ela promove workshops para quem quer se aprofundar na Bússola Interna. Dos três formatos, o Radar é o que gera um resultado mais concreto, que é a criação de um site profissional, onde o domínio é o nome da pessoa. “Não queremos delimitar os projetos da pessoa, e sim expressar seu propósito e missão a partir do qual será visto”, explica Lella.

E que tal fazer um roteiro básico para encontrar o seu trabalho com significado? Lella, explica o passo a passo essencial:

invetigue-se-011 – Investigue-se

Mapeie o que tem sentido para você e também do que não abre mão. Descubra o que você faz bem e use isso ao seu favor. Quem empreende precisa saber o seu diferencial, e isso só se descobre pelo autoconhecimento. Um trabalho com significado demanda que você use seus talentos, paixões e habilidades.

 

onde quer chegar-012 – Entenda onde você quer chegar

Faça uma projeção de futuro: o que quer ter, ser e fazer é o que direciona você para onde quer ir.

 

 

3 – Planeje seus próximos passosplaneje os passos-01

Mas não se perca no planejamento da jornada. Não adianta programar todos os seus passos para os próximos cinco anos se o mundo vai trazendo outras possibilidades. Sempre existe a chance de acontecerem coisas diferentes do que você planejou (como a história da Anne, que contamos aqui). É preciso entender aonde você quer chegar e o que pode fazer hoje para isso acontecer: é a essência do futuro no presente.

 

Comentários

Posts Relacionados

Com apenas 17 anos, Natália Pereira saiu de Pirassununga, interior de São Paulo, para ganhar o...

A história da Michelle Fernandes, 33 anos, a Dona Krioula por trás dos acessórios afro da Boutique...

Após dez anos de uma carreira sólida como executiva de marketing, Tânia Macriani decidiu dar um...

Leave a Reply