0 comments

Sabe aquele ditado de que uma andorinha só não faz verão? Ele pode ser aplicado para a vida da sua empresa. Trabalhar em equipe é essencial, e implica conviver com pessoas de opiniões e objetivos diferentes. O segredo? Usar essas diferenças a favor do crescimento e sucesso do seu empreendimento.

O que talvez muitas pessoas não saibam, ou demorem para perceber, é que uma equipe que trabalha unida tem mais chances de alcançar seus objetivos. E o fato de você não ser mais funcionária, e sim dona de uma empresa, não significa que você possa ficar de fora. Além disso, trabalhar em equipe também ajuda muito no desenvolvimento individual.

Às vezes pode ser um pouco difícil fazer com que pessoas trabalhem e aprendam em equipe. Mas existem maneiras de fazer com que os profissionais fiquem mais entrosados e desenvoltos, para que eles consigam expor suas ideias e colaborarem para o sucesso de um projeto ou de uma empresa. Siga as nossas dicas para fazer com que o trabalho em equipe funcione:

  1. Reserve o horário de almoço, ou um horário depois do expediente para que funcionários de todas as áreas da empresa assistam palestras, ou cursos online juntos.
  2. Proponha um curso autogerido para sua equipe, e compartilhe as responsabilidades de todos os passos de organização.
  3. Defina objetivos de aprendizado para um tempo determinado e escolha um ou dois parceiros para serem seus treinadores. Por exemplo, você quer aprender a usar alguma ferramenta no computador? Coloque o prazo de uma ou duas semanas, e escolha alguém que possa ajudar. Assim, você fica mais motivada e ainda tem alguém do seu lado para dar apoio.
  4. Identifique os problemas da sua empresa, e lance um desafio para sua equipe encontrar soluções para eles. Além de estimular a participação e as ideias dos participantes, essas atividades fazem com que todos se sintam valorizados pela empresa e que têm um papel importante na tomada de decisões.
  5. Crie uma força-tarefa para fazer com que todos os funcionários, e você também, entendam como funciona o trabalho de cada um, em todos os setores da empresa. Isso torna a equipe mais unida, e faz com que todos trabalhem cooperando melhor com o trabalho dos seus colegas.
  6. Nessas tarefas, encoraje os participantes a ajudarem uns aos outros, para que cada um traga o melhor de si para o trabalho.
  7. Se você tem funcionários ou parceiros que trabalham remotamente, ou em home-office, faça com que eles compartilhem suas experiências e desafios pessoalmente em algum momento. Isso pode virar um evento fixo em que todos os funcionários têm a oportunidade de falar dos desafios do seu cargo, ou até mesmo de um assunto que não tenha tanto a ver com o trabalho.
  8. Pense fora da caixa, e vá além do setor da sua empresa para trazer novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento por meio de músicos, ou artistas que possam propor atividades criativas e divertidas para sua equipe.

Manter uma equipe motivada pode ser difícil, e o dia a dia de uma empresa pode ser estressante e cansativo. Mas com essas dicas, e um pouco de criatividade, encorajar a cooperação entre seus funcionários vai trazer benefícios não só para seu negócio, mas para a vida profissional e pessoal de cada um.

 

Para você ficar mais segura:

Artigos: The Power of Team Work – Harvard Business Review

We Learn More When We Learn Together – Harvard Business Review

Comentários

Posts Relacionados

Você está prestes a abrir sua empresa, mas falta algo: a contratação dos funcionários. Selecionar...

Desde que decidiu abrir sua empresa, você já pensou, planejou e avaliou muita coisa. Mas já parou...

Estabelecer e seguir metas é parte essencial do empreendedorismo. Elas nos ajudam a planejar o...

Leave a Reply