0 comments

Você passa o dia inteiro com a sensação de que não tem tempo para fazer tudo o que precisa? Quando alguém lhe pergunta como está sua vida, você só responde “na correria”? Quem empreende tem realmente uma rotina puxada. Mas será que você está tão ocupada assim? Segundo Brigid Schulte, autora do best-seller “Sobrecarregados”, na verdade, essa sensação constante é uma epidemia do século 21 – e que afeta, principalmente, as mulheres.

A autora escreve que não percebemos, mas que competir para saber quem tem menos tempo tornou-se parte da nossa identidade profissional, e um dos nossos assuntos preferidos – desde a mesa do bar até a reunião de trabalho. A sensação de sobrecarregamento existe, principalmente, em quem lida com tarefas muito distintas ao mesmo tempo: o que é basicamente a descrição da rotina de uma empreendedora. Mas como podemos então ter uma relação mais saudável com o tempo? A solução é encarar as coisas com um outro olhar, inserindo novos hábitos na nossa rotina. Confira nossas dicas para você vencer essa epidemia:

Aprenda a focar em uma tarefa de cada vez

O multitasking pode ser útil em alguns momentos, mas pode também ser um grande inimigo. Temos a péssima mania de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, e muitas vezes, alguma coisa acaba passando batido nessa rotina. Focando em uma tarefa de cada vez, em ordem de prioridades, aquela sensação constante de que não vamos dar conta de tudo que temos para fazer tende a diminuir bastante.  

Acabe com o hábito de exaltar a sua falta de tempo

Pense bem nas últimas conversas que teve sobre o seu trabalho: talvez você esteja reclamando sobre o quanto está ocupada sem nem perceber. Na próxima vez que perceber que está prestes a falar algo assim, tente mudar o foco da conversa: pense nos desafios que você está tendo, no que tem de bom na sua rotina, no que você está planejando para sua empresa.

Aceite a importância do tempo vazio

Não existe nada de errado em ter um tempo sem nada para fazer de vez em quando. Períodos curtos vazios na sua agenda são essenciais para recuperar a criatividade, descansar, ou simplesmente se divertir um pouco vendo vídeos no YouTube e tomando um cafezinho – afinal, isso também é importante.

E aí? Já está se sentindo um pouco mais leve? Todo mundo se sente ocupada no dia a dia, mas existe um limite saudável para isso. Quando você encontrar o seu será muito mais feliz, produtiva, e uma colega e chefe melhor para quem trabalha com você.

Para você se sentir mais segura:

Livro: Overwhelmed: Work, Love, And Play When No One Has The Time – Brigid Schulte

Artigos: No, You’re Not Crunched for Time, but Here Are 5 Psychological Reasons Why You Feel Like You Are – Inc.

Comentários

Posts Relacionados

Já faz algum tempo que a rotina em escritórios, com horário definido e registro de ponto não é mais...

No final de 2015, a ONU divulgou uma lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Metas...

Quem já empreendeu sabe bem que abrir um negócio não é fácil, e requer muita dedicação e trabalho....

Leave a Reply