Você está preparada para a Black Friday?

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Desde que chegou ao Brasil, em 2010, a Black Friday tem sido sinônimo de bons negócios tanto para quem compra quanto para quem vende. Só em 2017, a data movimentou 2,1 bilhões em vendas no Brasil. Se você está pensando em aproveitar a data para alavancar suas vendas é bom se preparar com antecedência. O Mulheres Seguras traz um pequeno guia para você aproveitar ao máximo todo o potencial da sexta-feira mais famosa da internet.

Uma temporada de compras

A especialista de tendências do Google, Maria Helena Marinho, aconselha a pensar na Black Friday não só como uma data mas como um período de vendas que começa na data e vai até o recebimento do 13o. Diferente do Natal, onde itens mais baratos são procurados para presente, a Black Friday é a época do “eu mereço”, onde o consumidor se presenteia com itens mais caros. Enxergando a data dessa forma, você pode aumentar as oportunidades de vendas, promovendo ofertas que conquistam os clientes em diferentes momentos, como “Black Friday Antecipada” ou “Black Friday Continua”.

Planeje-se com antecedência

Você vai concorrer com grandes empresas do setor. Então precisa pensar com antecedência como ter visibilidade durante o período. Turbine sua lista de emails e invista em uma ferramenta de newsletter para conquistar quem está estudando ofertas na caixa de entrada (o e-mail ainda é um canal forte para promoções). E, se você ainda não tem uma presença forte em redes sociais como Facebook e Instagram, os meses anteriores à Black Friday são o momento de chamar a atenção de potenciais clientes para a sua marca, com uma comunicação atrativa, e direcionada com posts pagos, como mostramos aqui.  

Organização é tudo

Assim como a comunicação precisa ser bem planejada e começar cedo, a organização da sua logística precisa receber uma atenção especial nesse período. Se você vai apostar com tudo na Black Friday, precisa prever um aumento de demanda, e logo, de investimento em fornecedores, de logística de entregas e de atendimento ao cliente. O melhor jeito de vencer esse desafio é se reunir com a sua equipe o quanto antes e pensar em estratégias para que tudo funcione de maneira integrada e eficiente. Avalie a necessidade de contratar pessoas temporárias para atender essa demanda maior.

A Black Friday é cada vez mais estratégica para as empresas, e só tende a crescer, e ela pode ser a oportunidade perfeita de aumentar a visibilidade do seu negócio. Já começou a se planejar?

 

Para você se sentir mais segura:

Black Friday: pequenas devem se preparar com um mês de antecedência – Revista PEGN

How Female Entrepreneurs Can Take Advantage Of Black Friday And Cyber Monday – Forbes

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