0 comments

Você decidiu encarar a vida de empreendedora, abriu uma empresa, mas precisa conquistar investidores. Nessa hora, falar bem e fazer apresentações profissionais pode ser um desafio. Muita gente se sente confortável falando em público e vendendo suas ideias. Mas também há quem tenha verdadeiro pavor de encarar uma reunião com investidores, ou uma apresentação em eventos de empreendedorismo.

Felizmente, esse medo pode ser superado com prática e preparação. Para fazer uma apresentação de sucesso, não é só a fala que precisa ser afiada. Seu pitch precisa ser sucinto, mas eficiente. É necessário fornecer todas as informações essenciais para chamar a atenção dos ouvintes e atingir o seu objetivo. E para se sentir segura durante as apresentações e reuniões, preparamos algumas dicas:

Aparência e postura

Claro que o fator decisivo em uma apresentação é o conteúdo. Mas como uma empreendedora, você quer ser levada a sério, não é mesmo? É importante que você se vista e se comporte como uma profissional. Sua postura fará parte do trabalho por você. Talvez a primeira impressão não seja, necessariamente, a que fica, mas se ela for boa, você já tem um ponto a favor.

Comunicação

Talvez seja a parte mais complicada, mas é tão importante quanto o conteúdo. A dica principal é: não deixe seu público entediado. Seja direta, sucinta e tente, ao máximo, estar segura e confiante – aqui no Mulheres Seguras nós já demos algumas dicas que podem ajudar. Pense em cases ou projeções que ajudem os possíveis investidores a entenderem a sua visão para o empreendimento. Os slides costumam acompanhar profissionais nessas horas, mas não são indispensáveis. Você pode estruturar sua apresentação com eles ou entregar um material para os participantes apenas com tópicos que serão explorados durante a reunião. Escolha o que a deixa mais confortável.

Conteúdo

Essa é a chave para o sucesso da sua apresentação. Selecione dados e informações essenciais e que deixe claro os seus objetivos. Sua apresentação não pode ser muito longa, nem muito cheia, pois pode ficar confusa. Tente destacar os diferenciais do seu negócio, faça projeções de investimento e lucro, explique sua estratégia de crescimento para a empresa e como o investimento será utilizado.

Apresentações online

Hoje em dia, reuniões online são ótima alternativa para poupar tempo e dinheiro. Quando se trata de uma apresentação para possíveis investidores, a estratégia não é muito diferente de uma reunião presencial. Mas, provavelmente, seu tempo será reduzido e isso significa que você precisa ser ainda mais concisa, direta e segura na sua fala. Afinal, tem pouco tempo e uma webcam para ajudar a vender suas ideias. Como em qualquer outra situação, a palavra de ordem é preparo. Esse é o principal fator que vai fazer a diferença para você fazer uma apresentação de sucesso.

É claro que não existe uma fórmula mágica para perder a vergonha de falar em público e fazer apresentações incríveis. Mas se analisar esses passos e se preparar com dedicação, você aumenta muito as chances de vender seu peixe com sucesso!

 

Para você se sentir mais segura:

Como fazer um pitch – Anjos do Brasil

8 Tips on Giving a Presentation Like a Pro – Entrepreneur

7 Characteristics of Exceptional Business Professionals – Entrepreneur

How To Write A Pitch Email That Actually Gets Answered – Jason Does Stuff

Comentários

Posts Relacionados

Que uma empresa precisa estar presente nas redes sociais já é, com certeza, notícia velha para...

Infelizmente, as mulheres ainda têm mais dificuldades para conseguir investimento para suas...

Você pode até não ser muito fã de tecnologia, mas com certeza deve estar no Whatsapp. O aplicativo...

Leave a Reply