O feedback é uma ferramenta gerencial muito importante para a administração de uma empresa. Essa avaliação, geralmente uma conversa entre o funcionário e seu gestor, tem o objetivo de analisar o desempenho de cada profissional e apontar formas de melhorar o trabalho de cada colaborador e ouvir suas percepções sobre a empresa. Mas se você já trabalhou em uma organização grande, sabe que o feedback nem sempre funciona muito bem. Na tentativa de padronizar os processos, muitas empresas acabam engessando a avaliação dos funcionários em formulários, programas de pontuação, e calendários fechados que, dependendo do gestor, nem são cumpridos.
Mas o que cada vez mais especialistas do mercado percebem é que, na verdade, o que nessas organizações é autoritário e mecânico, deveria ser espontâneo e natural – um reflexo da cultura da empresa. Essa constatação parece simples, e talvez até óbvia, mas o caminho para que ela se torne realidade precisa ser bem pensado. Como evitar que a sua empresa caia na rotina do feedback tradicional?
Se você estiver no começo do seu negócio, tem uma grande vantagem em relação a empresas maiores. Você tem a chance de construir as coisas do seu jeito, e imprimir os seus valores nos processos da empresa. Para uma organização mudar isso, é preciso um esforço muito grande, e meses de trabalho e adaptação. Apesar disso, mesmo empresas tradicionais estão renovando seus processos de adaptação, como a consultora e colunista Vicky Bloch conta nesta coluna. Ela destaca o exemplo da GE, que transformou o feedback em um processo contínuo pensado exclusivamente para que cada funcionário tenha insights para seu próprio desenvolvimento, e não para a empresa decidir quem demite ou quem promove.
O feedback é, antes de tudo, para o funcionário
Essa é uma grande lição, que você deve levar em conta na hora de planejar as suas avaliações. É preciso encarar o feedback como uma oportunidade de ajudar quem trabalha com você a encontrar oportunidades, reconhecer talentos e vencer dificuldades. O feedback precisa ser um momento de conversa de igual para igual: assim o funcionário se sente acolhido e à vontade para também expor suas opiniões e percepções sobre a própria empresa e seus processos — afinal, você e o seu negócio também precisam de feedback.
Ajude, não critique
A condução da avaliação precisa ser bem pensada, pois é ela que vai fazer a diferença nos resultados do feedback. Se você tem alguma crítica para fazer a um funcionário, por exemplo, não basta apenas apontar uma característica dele que incomoda você. Ao invés de dizer que alguém “não expõe suas ideias”, por exemplo, você pode dizer que você gostaria que ele tivesse se pronunciado mais naquela reunião da semana passada. Busque também mostrar caminhos para que as pessoas melhorem seu trabalho: sugira cursos, dê dicas, e pergunte o que você pode fazer para ajudar no dia a dia.
Promova o feedback contínuo
Cada vez mais especialistas defendem que o feedback anual ou semestral é a pior forma de avaliar os colaboradores de uma empresa. Neste calendário fixo, o funcionário fica nervoso, você fica nervosa, e a conversa pode acabar não sendo tão produtiva quanto poderia ser. É preciso encontrar uma maneira de fazer o feedback virar rotina na sua empresa. Se você promover um ambiente de trabalho de colaboração, como mostramos aqui no Mulheres Seguras, e se mostrar sempre aberta para ouvir e conversar, isso vai acabar acontecendo de uma forma ou de outra.
Teste ferramentas de avaliação
Uma maneira de incentivar o feedback contínuo é a adoção de alguma ferramenta ou app. Existem vários aplicativos para empresas que podem ajudar você nisso. O Bonusly, por exemplo, é um site em que colaboradores de uma empresa podem distribuir pontos entre si para parabenizar ações e agradecer alguma ajuda no trabalho. Além de criar um ambiente online super positivo de colaboração e reconhecimento, os pontos do Bonusly podem ser convertidos em doações para ONGs. Apps como o VibeCatch também permitem que os funcionários de uma empresa deem feedback anonimamente para a empresa – respondendo a enquetes sobre clima de trabalho e escrevendo sugestões e críticas periódicas.
Seja através de uma ferramenta, ou de conversas, o feedback é um hábito saudável para os profissionais e para a empresa, e você pode aprender muito como líder e empreendedora fazendo e recebendo avaliações. Encontre a dinâmica que funciona para sua empresa e sua equipe e construa um ambiente de diálogo e colaboração com as nossas dicas.
Para você se sentir mais segura:
Artigos: Enfim, surge um novo modelo de avaliação — Vicky Bloch
How to Give Good Feedback – Fast Company
Guia: HBR Guide to Giving Effective Feedback — Harvard Business Review
Leave a Reply