O empreendedorismo feminino é um movimento importante para a independência e o empoderamento das mulheres. São 24 milhões de empreendedoras em todo o Brasil, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada em parceria com o Sebrae. E as oscilações econômicas e trabalhistas do país também têm incentivado cada vez mais mulheres a enfrentarem os riscos e apostarem em um negócio próprio, superando os homens entre o número de empreendedores em nível inicial. Seja para realizar um projeto profissional, ter renda extra ou driblar o desemprego, o próximo ano deve seguir a mesma tendência de crescimento. Listamos abaixo algumas recomendações que te ajudarão a superar os desafios do novo ano:
CONTINUAR LENDO
Seja protagonista
Você é a personagem principal do seu negócio? É claro que, por trás de todo protagonista, existe uma rede incrível de colaboradores, fornecedores ou parceiros, mas ocupar o posto de liderança significa acompanhar de perto o que se passa dentro da empresa e transmitir confiança a todos. Pratique seu networking e busque conhecimento necessário para estar sempre à frente das tomadas de decisão.
Encontre seu diferencial
Com o acirramento da concorrência, buscar um nicho de mercado pode ser o “detalhe” que falta para o negócio de decolar. A estratégia de focar esforços no perfil de um único público ou serviço pode torná-la referência no assunto. Foi o que aconteceu com a Marcia Manfrin, que, aos 22 anos, percebeu a oportunidade de fechar seu restaurante para investir na entrega de marmitas para funcionários de empresas. Assim, nasceu a Apetit, uma das maiores administradoras de restaurantes corporativos do Brasil. Também é bastante comum que negócios focados em nichos sejam fundados por empreendedores que, sem encontrar um produto que buscavam, decidem arregaçar as mangas e atender a demandas que identificam no mercado.
Então, além de considerar sua paixão e familiaridade pelo tema, a escolha de um nicho de mercado deve ser racional, baseada em pesquisa e conversa. Fique atenta às oportunidades ainda inexploradas.
Presença nas redes sociais
Não importa o tamanho ou o segmento do seu negócio, você já deve ter percebido que é fundamental marcar presença no ambiente online. Este é o primeiro passo para pensar em sua estratégia de marketing digital. Crie perfis nas mídias sociais que conversam com seu público, mantenha esses canais atualizados com informações e conteúdos interessantes sobre sua marca e crie um canal Whatsapp para estar mais próximo do seu público.
A partir daí, divulgue as novidades, mantenha-se sempre presente e fique de olho nas interações dos consumidores. De um simples comentário, pode nascer um novo produto ou até a solução para um problema que você ainda não tinha notado.
Busca do equilíbrio
Quem decide empreender, muitas vezes precisa enfrentar jornadas dobradas de trabalho até o negócio decolar. A rotina empreendedora é tão intensa e empolgante que pode acabar te sobrecarregando. Cuidado: descanso e tempo livre também fazem parte do jogo. Planejamento é a chave para um cotidiano mais equilibrado, e o resultado disso pode ser muito benéfico para o negócio. As horas de dedicação tornam-se mais produtivas e inspiradas. Aposte em uma rede de apoio, gerencie seu tempo e aprenda a priorizar e delegar tarefas.
Para você se sentir mais segura:
5 hábitos de uma empreendedora invencível – Endeavor
Cinco dicas para sua empresa ter um ano produtivo – Mulheres Seguras
RECOLHER
Leave a Reply