Todos os anos, várias mulheres resolvem deixar a carreira como funcionárias de lado. A vontade de fazer as coisas do seu jeito, de trabalhar de acordo com os seus valores faz com que elas encarem o desafio de empreender. Como sempre falamos aqui no Mulheres Seguras, abrir o próprio negócio não é tarefa fácil. É preciso planejamento, dedicação, empenho e coragem.
No Mês da Empreendedora, resolvemos inspirar você a seguir seu sonho e mostrar dez exemplos incríveis de empresas criadas e lideradas por mulheres brasileiras. Afinal, é sempre bom ter em quem se espelhar naqueles momentos em que as dificuldades parecem maiores e os obstáculos parecem mais difíceis de serem vencidos. As mulheres a seguir decidiram fazer sua própria história, e os resultados são negócios de sucesso nas mais diversas áreas. Confira:
Depois de trabalhar como faxineira e empregada doméstica, Zica resolveu abrir sua própria empresa. Ela é dona de belos cabelos crespos, mas nem sempre conseguia deixá-los como gosta. Foi assim que surgiu a ideia de abrir o Beleza Natural, salão especializado em produtos para cabelos crespos e ondulados. Hoje a empresa já conta com 40 unidades de negócio – lojas, salões e quiosques – e está presente em cinco estados brasileiros.
Formada em direito pela USP, Chieko é o nome por trás de uma das maiores redes hoteleiras do país. Fundada em 1997, a rede Blue Tree Hotels conta com mais de 20 hotéis e resorts no Brasil inteiro. Em 2013, Chieko apareceu na revista Forbes como a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil e no Valor Econômico entre as melhores executivas do país.
Lella é sua própria empresa. Como coach, ela ajuda as pessoas que querem mudar de vida e encontrar um trabalho com significado. Para realizar seu trabalho, ela criou uma metodologia chamada Bússola Interna. O Mulheres Seguras conversou com a Lella para entender um pouco mais do assunto. Você pode ler a matéria aqui.
Duda e Adelina foram os responsáveis por criar uma fábrica de camisas, no interior de Santa Catarina. Mas coube à filha deles, Sônia, expandir o negócio. Depois de estudar e trabalhar na Espanha, morar em Minas Gerais e se mudar para São Paulo, ela decidiu voltar para a Dudalina e apresentar a marca a novos mercados. Em 2014 o negócio foi vendida ao grupo Restoque e hoje Sônia atua em causas sociais e como consultora para empresas.
Depois de trabalhar como doméstica, cortadora de cana e recepcionista, Cleusa resolveu mudar de rumo. Por muito tempo, ela usou seu horário de almoço para vender os bolos que fazia na madrugada. O que era apenas um complemento para sua renda se transformou na Sodiê Doces, hoje uma das maiores franquias de bolos do país.
O empreendedorismo sempre esteve presente na vida de Bárbara. Formada em administração, ela trabalhou com comunicação e foi sócia de uma agência de conteúdo em Porto Alegre. Nós já conversamos com ela, que hoje é co-fundadora e sócia da Insecta Shoes. A empresa, premiada internacionalmente, fabrica sapatos veganos com a técnica do upcycling, transformando materiais que já existem em produtos novos.
Às vezes é difícil encontrar uma sócia, outras vezes, você pode conhecer ela pela internet. Foi assim com a Luiza e a Daniela que, depois de muitas conversas e sonhos em comum, decidiram abrir a Contente. Como o site da empresa diz, seu trabalho é conectar pessoas e marcas em missões de impacto emocional positivo, entre eles o conhecido Instamission.
Bárbara Diniz e Mariana Penazzo
Vestidos de festa costumam ser bastante caros e, muitas vezes, acabam sendo usados apenas em uma ocasião. Com isso em mente, Bárbara e Mariana criaram o Dress & Go, o primeiro site de aluguel de vestidos de luxo do país. O serviço nasceu em São Paulo, mas hoje já atende quase todas as regiões do país.
Formadas em bioquímica, as amigas Sandra e Janete trabalharam juntas antes de resolverem abrir a própria empresa. Com talento para o empreendedorismo herdado dos pais, elas decidiram abrir o Laboratório Sabin. O negócio começou com apenas três funcionários e hoje conta com mais de 3000, em 200 unidades de atendimento.
Formada em direito, Luciana sonhava em morar fora. Foi para Londres, trabalhou em um pub, no consulado brasileiro e como consultora de gestão. Ao voltar para o Brasil, decidiu realizar outro sonho: empreender. Assim nasceu a Love Mondays, sobre a qual já falamos aqui. A plataforma colaborativa permite que profissionais avaliem e recomendem, anonimamente, as empresas onde trabalham, e foi adquirida recentemente pela startup Glassdoor.
Ainda tem dúvidas de que empreender pode dar muito certo? Inspire-se com esses exemplos, planeje, trabalhe duro para realizar seu sonho. Quem sabe sua empresa também vira um case de sucesso?
Para você se sentir mais segura:
Artigos: O dia a dia de quem encontrou na arte um negócio – Mulheres Seguras
Pensando fora da caixa: o desafio de inovar em um mercado tradicional – Mulheres Seguras
Isso me inspira: “Não tem nada de errado em falar que você é pedreira” – Mulheres Seguras
Isso me inspira: quando a demissão vem em boa hora – Mulheres Seguras
Leave a Reply