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Menos glúten, mais proteína, menos carboidrato. Esqueça tudo o que você já leu sobre dietas saudáveis. Quem é empreendedora enfrenta todos os dias um desafio muito maior: o tempo. É sempre a mesma coisa, você come com pressa a salada que mandou vir no escritório, vai para a reunião, e quando vê são 7h da noite e você ainda não comeu nada desde o almoço.

Estudos e entrevistas apontam que uma empreendedora trabalha em média 60 horas semanais. Mesmo com tanta dedicação e uma obrigação nova a cada dia, é possível comer direito, e ainda ser saudável. Para ajudar você nisso, reunimos algumas dicas que vão transformar a sua rotina e a sua saúde:

Saia da mesa!

Vamos ser sinceras, comer na mesa do trabalho enquanto você lê seus e-mails, além de ser anti-higiênico, é muito deprimente. Foi por isso que, quando descobriu que mais de 60% dos trabalhadores americanos almoçavam desse jeito todos os dias, a escritora norte-americana Kyra Fisher resolveu criar o Tumblr Sad Desk Lunch. Entre lá e você nunca mais vai ter coragem de almoçar sobre o teclado. E estabeleça uma nova meta para sua vida: ter mais almoços de Instagram e menos almoços que mereceriam estar nesse Tumblr.

Se isso não for o suficiente para fazer você levantar da cadeira, talvez isso seja: ficar o dia inteiro sentada não está fazendo bem para você. Por isso, aproveite o intervalo do almoço para esticar as pernas e, se possível, respirar outros ares – nem que seja para dar uma passada de dez minutinhos no banco. O que nos leva à próxima dica:

Faça um intervalo de almoço de verdade

Sua agenda está cheia de compromissos? Está na hora de colocar mais um nela. Para quem está liderando um negócio, o almoço é uma oportunidade para recarregar as energias. Por isso, guarde ao menos uma hora no meio do seu dia para essa refeição.

Se você almoça com outras pessoas, o ideal é conversar sobre assuntos que não tenham a ver com trabalho. Impossível? Então aproveite o tempo do almoço para ter reuniões informais com a sua equipe. A combinação de ambiente tranquilo, cabeça arejada e corpo bem nutrido muitas vezes é mais produtivo para resolver problemas do que uma sala de reunião.

Coloque alarmes no seu celular para suas refeições

Com essa estratégia simples, você não tem mais desculpa para deixar de lanchar ou de beber água. Se você pular uma refeição, na próxima vai estar com fome e comer mais do que o necessário. Além disso, o jejum pode levar à hipoglicemia, deixando seu metabolismo mais lento. Assim você fica mais cansada e sem energia para resolver tudo o que precisa em um dia de trabalho.

Para evitar isso, vale aquela regra das cinco refeições por dia, que você já está cansada de ouvir. Além disso, se hidratar durante o dia é fundamental. E quando falamos em hidratação, estamos falando de água. E você nem precisa configurar alarmes manualmente para beber água. Vários aplicativos para smartphone fazem isso, como o Hydro Coach para Android, e o Daily Water para iOS.

Não abra mão do café da manhã

Nada de tomar só um copo de café ou de deixar para comer só no meio da manhã – se a sua rotina anda corrida, garantir uma boa refeição logo no começo do dia pode fazer toda a diferença. Diversos estudos comprovam que pessoas que costumam tomar café da manhã logo que acordam são mais produtivas durante o dia e têm menos problemas de saúde. Pular o café da manhã aumenta os riscos de obesidade e diabetes. Sem falar que afeta muito o humor.

Não deixe o buffet mandar em você

Se você costuma almoçar nesse tipo de restaurante, sabe que é fácil se distrair com pratos mais atraentes e deixar de comer o que é realmente importante. Por isso é preciso ter foco. A nutricionista Júlia Dubin Melnick dá a mesma dica para todos que a procuram sobre esse assunto: “Antes de entrar na fila, veja todas as opções do buffet e defina com o que você vai se servir”.

E se você é daquelas que costuma encher demais o prato, o sistema a quilo pode ser uma boa alternativa. Além de evitar que você se sirva novamente, fica mais fácil saber se você exagerou ou não. A nutricionista Raquel Eccel recomenda: geralmente um prato em torno de 400g é o limite.

Faça lanches naturais

Lanches industrializados, como barras de cereais ou biscoitos, são práticos de carregar, mas são mais ricos em gorduras, açúcares e conservantes. Se você substitui-los por castanhas, frutas e iogurtes naturais, vai evitar problemas como excesso de peso, fadiga e até mesmo insônia. A boa notícia é que existem cada vez mais alternativas no mercado que são práticas e saudáveis. Outra opção bacana são as assinaturas em que você recebe todo o mês uma seleção de produtos em casa.

Encontre alternativas para facilitar sua vida

Se for difícil se organizar para preparar a comida com antecedência, você pode considerar investir em algum serviço de assinatura de comidas caseiras congeladas. Além disso, também existem opções de delivery de cestas com produtos naturais ou grupos que incentivam o consumo de produtos locais. Pesquise as opções que existem na sua cidade.

O importante é achar o que funciona para você. Repense suas atitudes, e se inspire nas nossas dicas para que seus dias de trabalho sejam mais saudáveis e melhores. Não precisa virar sua rotina de cabeça para baixo. Guarde um tempinho para buscar alternativas mais saudáveis para suas refeições. Você e sua empresa agradecem.

 

Para você ficar mais segura:

Artigos: 13 things succesful people do during their lunch hours – Business Insider

How to eat healthy as an entrepreneur – Inc.

Pesquisa indica que passamos tempo demais sentados no trabalho – BBC

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