Felicidade no trabalho é possível?

Desenvolvimento Pessoal  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Ser feliz no trabalho é o sonho de todo mundo. Ganhar mais dinheiro, ter mais autonomia, aproveitar a flexibilidade de horários – tudo isso parecia prometer uma vida melhor quando você abriu seu negócio. Mas a realidade acaba se mostrando estressante e cheia de desafios inimagináveis. Afinal: é uma ilusão procurar a felicidade no trabalho? Ou existem meios de se encontrá-la? O Mulheres Seguras compartilha aqui algumas dicas para que você não se sinta só – nem desanimada – no projeto de tornar seu trabalho um motivo de realização na sua vida.

CONTINUAR LENDO

É do interesse das empresas ter funcionários felizes
Segundo Lygia Pontes, consultora especializada no tema, “um ambiente profissional positivo é a chave para o sucesso das empresas, afinal, quando estão felizes, os colaboradores são 12% mais eficientes”, citando uma pesquisa da Warrick University que chegou a esse resultado. É por isso que empresas como a Google investem em ambientes de trabalho positivos e atividades para manter os funcionários felizes e motivados.

Encontrar um propósito no que se faz
“Quem tem um porquê, aguenta qualquer como”. Essa frase de Dostoievsky lembra que motivação é aquilo que nos faz superar qualquer dificuldade. Por isso é importante que não só você mas todos na sua empresa tenham um propósito maior ao realizar seu trabalho – e enfrentar as situações de estresse que ele proporciona. Costureiras realizam os sonhos das noivas. Professores de educação física proporcionam saúde e bem estar para a sociedade. E mesmo o sonho de empreender pode sustentar projetos pessoais como o de estar mais disponível para os filhos pequenos. Para quem o que você faz é importante? Quem não deixa você desistir dos seus sonhos? Foque nisso quando estiver precisando renovar suas forças.

Não depositar no trabalho todo o peso da realização pessoal
O trabalho não deve ser a única fonte de realização na sua vida. Os outros aspectos como saúde, família e proximidade com as pessoas de quem se gosta não podem ficar permanentemente em segundo plano. A felicidade é um conjunto de coisas que se encontra no equilíbrio de cada parte que compõe a sua vida.  O que não quer dizer que, em determinados momentos, o trabalho não acabe consumindo mais você do que qualquer outra coisa. Se está faltando equilíbrio na sua vida, comece a pensar como reencontrá-lo aos poucos.

Sempre buscar o lado positivo
Sob estresse do trabalho, a lente com que observamos o mundo fica embaçada. A balança pende para o lado do estresse e da pressão, na tentativa de que as coisas funcionem à força. Segundo Shawn Achor, especialista que estudou o tema da felicidade em Harvard, isso é um grande erro. É preciso mudar a chave para o positivo antes de qualquer coisa. Um exercício recomendado por ele é, durante 21 dias, se esforçar para encontrar 3 motivos de gratidão na sua vida – e no trabalho. Ele garante que esses dois minutos expressos em positividade por dia são capazes de mudar o modo como vemos as coisas. Com o tempo nos acostumamos a ver as coisas de uma forma mais positiva – e isso tem impacto em todos os aspectos da nossa vida.

 

Para você se sentir mais segura:
The happy secret to better work– Shawn Achor
Should We Be Happy At Work? – Forbes

RECOLHER

Comentários

Posts Relacionados

Virada de ano é sinônimo de metas a cumprir e novos planos para traçar. Ao mesmo tempo,...

Sabe aqueles dias em que você acabou de acordar, mas já sente que tudo será ótimo? As primeiras...

Não importa se você empreende ou é funcionária de uma empresa: retornar ao trabalho após tornar-se...

Leave a Reply