Seu negócio está preparado para o futuro?

Negócios  /   / Por Mulheres Seguras  /  Por
0 comments

Como você está se preparando para o futuro? Na sua empresa, você toma medidas para melhorar sua cidade? A Pesquisa de Mobilidade Urbana 2016, Humanização das Cidades, realizada pela Liberty Seguros, mostra as tendências para a cidade ideal. Nela, 1000 entrevistados de todo país deram suas opiniões sobre transporte, consumo, engajamento social e outros assuntos. Além das tendências para o futuro, os entrevistados responderam o que fazem para colaborar com o bom funcionamento das cidades, e o que governos e empresas privadas deveriam fazer.

Para saber se sua empresa está no caminho certo ou precisa se adaptar para um futuro sustentável e uma cidade ideal, destacamos a seguir alguns dos resultados da pesquisa. E se estiver pensando em abrir um negócio, pode levar em conta os dados para começar no caminho certo e oferecer opções inovadoras no setor que escolher.

Transporte

Apesar da grande quantidade de carros nas ruas, principalmente em cidades grandes, 2/3 dos entrevistados respondeu que o transporte público (ônibus, metrô e trem) é o ideal. A bicicleta também aparece como alternativa, sendo a resposta de ¼ dos entrevistados. A pesquisa concluiu que a escolha do transporte público, além da questão do tempo de locomoção, é a opção que tem mais potencial para diminuir a poluição e gerar menos trânsito. Percebe-se com esse dado uma preocupação clara das pessoas com um futuro mais sustentável.

Economia

Não é novidade que as compras pela internet aparecem como uma forte tendência nos resultados da pesquisa. Entre os entrevistados, 39% acreditam que essa é a melhor maneira de fazer compras. Mas o comércio local também aparece em destaque, com 36% das respostas, e se mostra aos poucos uma tendência interessante para quem quer abrir um negócio. A escolha também varia de acordo com a cidade. Em Belo Horizonte, as pessoas preferem os grandes centros de compra (32%); já em Curitiba, os moradores optam pelo comércio local (50%) e em Porto Alegre, a compra online é a principal escolha dos entrevistados (45%).

Ações sustentáveis

Tanto em casa, quanto em empresas, as pessoas buscam alternativas sustentáveis, com um objetivo principal: reduzir gastos. Água e energia elétrica, por exemplo, são coisas que 2/3 dos entrevistados disseram tentar economizar. A reciclagem de lixo também é uma ação tomada para um futuro ideal, principalmente em Porto Alegre e Curitiba. No total de entrevistados, 98% diz fazer pelo menos uma ação sustentável em casa. A pesquisa mostrou que as pessoas estão mais preocupadas com a sustentabilidade, e as empresas não podem ficar para trás nesse quesito.

Participação de empresas

A pesquisa também mostrou que poucas pessoas enxergam o potencial das empresas na transformação das cidades. No entanto, 33% dos entrevistados disseram que participariam de ações que tivessem o envolvimento de empreendimentos. Ou seja, você enquanto empreendedor pode incentivar seus funcionários, parceiros e até clientes a participarem de ações para um futuro melhor.

E aí, encontrou inspiração para deixar o seu negócio pronto para enfrentar o futuro? Procure oportunidades, e pense também sobre o seu papel na criação de cidades ideais. Assim, todo mundo sai ganhando.

Comentários

Posts Relacionados

Você tomou coragem, investiu na sua empresa, e está pronta para dominar o mundo! Mas antes, precisa...

Ter tempo para fazer em um dia tudo o que devemos e queremos em nossa vida pessoal e profissional....

Atitudes empreendedoras também são fundamentais para desenvolver e promover nossa imagem pessoal....

Leave a Reply